• Numa Relação sexual desprotegida com um indivíduo soropositivo é possível que o parceiro não seja infectado ?
R: Em uma relação sexual com parceiro soropositivo sem proteção, nem sempre há transmissão do vírus. Entretanto, como essa possibilidade é alta, recomenda-se o uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros soropositivos, para se evitar a probabilidade de contrair o vírus. Em caso de exposição à situação de risco, após três meses, deve-se fazer o teste anti-HIV para a dúvida ser esclarecida. Toda relaçao sem preservativo é arriscada, mas os riscos aumentam com relação anal receptiva, durante o período menstrual ou com a presença de outra DST.
• A prática da masturbação com o parceiro eventual implica risco de contágio pelo HIV ?
R: Não havendo troca de sangue, sêmen ou secreção, a pratica da masturbação a dois não implica qualquer risco de infeccção pelo HIV.
• O beijo, no caso de um dos parceiros ter feridas ou fissuras na boca, é uma via de contágio ?
R: Segundo estudos, não há evidências de transmissão do HIV pelo beijo. Para que houvesse possibilidade de transmissão, seria necessário que houvesse uma lesão grave de gengiva e sangramento na boca. O HIV pode ser encontrado na saliva, porém as substâncias encontradas na saliva são capazes de neutralizá-lo. Práticas como beijar na boca, fumar o mesmo cigarro, tomar água no mesmo copo, não oferecem riscos.
existem mais perguntas ? sim '-'. Porém elas serão esclarecidas no dia da nossa apresentação que, por sinal, esta chegando. Venha ver o stand do 2ºL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário